Skip to Main
Logo

Envios Grátis em compras superiores a 49,99€ para Portugal Continental. Envios em 24-48h

Contacto

+351 933 138 857

(chamada para rede móvel nacional)

Adubos - Conhecimentos gerais

Muitas vezes usamos o adubo de forma automatizada, fruto de conhecimentos que vão passando entre gerações. É importante conhecermos o adubo que usamos para perceber a sua função e analisar de que forma vão ajudar a cultura onde o vamos colocar. A adubação é um processo que tem como finalidade repor os nutrientes que são necessários, mas estão em falta no solo, para permitir o bom crescimento das plantas. Este será um tema que tem de ser divido em várias partes. Hoje falaremos da compreensão e leitura da etiqueta.
Os nutrientes podem ser considerados em dois grupos: essenciais ou não essenciais (mas importantes). Dentro dos essenciais temos os macronutrientes e micronutrientes.
O nome dos adubos por norma é constituído pela sua formulação base: 10-10-10, 7-14-14, etc. Estes números indicam a percentagem dos 3 principais macronutrientes. São eles o Azoto 👎, Fosforo (P) e Potássio (K). Então quando vemos o adubo 10-10-10, sabemos que tem 10% de N, 10% de P e 10% de K.
Para sabermos qual o adubo correcto para utilizar em uma cultura devemos ter conhecimento de mais fatores: propriedades do solo, analise de nutrientes do solo, conhecimento das culturas. Existe também indicadores que as culturas nos dão que nos permite identificar (e auxiliar na ausência de outros indicadores) quais os nutrientes que estão em carência, por exemplo, deficiências no crescimento, plantas com tamanho irregular no mesmo terreno, folhas enroladas, entre outras.
O importante é obtermos o maior conhecimento possível sobre os produtos que vamos utilizar para ter, em conjunto com outros indicadores da nossa horta, a melhor eficiência económica e ser ambientalmente eficientes.