Muitos de vocês criam animais para consumo próprio! E, no geral, os animais de criação caseiras originam carnes de melhor qualidade, que os de produção em massa, mas muitas vezes essa qualidade é reduzida pelo fator da conservação!
Sao vários os erros que ocorrem desde do processo de matança do animal até a carne estar completamente congelada. Vamos apresentar alguns pontos a ter em conta.
Vamos começar pelo básico:
HIGIENE DO LOCAL: onde vamos manusear a carne deve ser limpo e bem higienizado, não queremos acrescentar carga microbiana a carne, isto porque quanto maior a carga microbiana mais rápida será a deterioração.
HIGIENE DA CARCAÇA: é importante que todos líquidos naturalmente presentes no animal e suas vísceras sejam de imediato removidos após a morte. Nesta etapa encontramos o principal foco de contaminação e devemos elimina-lo. Após a remoção, lavamos a carcaça /peças com água corrente e deve ser deixado a escorrrer de forma a eliminar o excesso de humidade.
REFRIGERAÇÃO : a partir do momento que a carcaça foi lavada deverá manter em refrigeração entre os 0-5°C. Esta diminuição da temperatura permite que os microrganismos responsáveis pela deterioração da carne fiquem inativos prolongando o tempo de vida útil.
Se a carcaça não for para ser consumida de imediato, passamos à etapa seguinte :
CONGELAÇÃO: Temos de ter em conta a capacidade de congelação da arca que possui, não pode exceder os kg indicados nos livros de instruções, isto porque se colocar maior quantidade que a capacidade que ela possui vai levar a um congelamento lento e ineficiênte. A velocidade de congelação da peça influência na qualidade , pois o congelamento lento vai provocar a libertação de líquidos (líquidos esses essências a sua suculência) durante o processo de descongelamento, originando uma carne mais seca e sem sabor. Uma congelação rápida e eficiente não liberta grande quantidade de água.
Da próxima vez que for descongelar carne, verifique este ponto e avalie se a sua congelação está a ser eficiente.
Carina Neco - Eng. Alimentar na @quinta_dos_fumeiros
Introduza o que pretende pesquisar e carregue \'enter\'