Skip to Main
Logo

Envios Grátis em compras superiores a 49,99€ para Portugal Continental. Envios em 24-48h

Contacto

+351 933 138 857

(chamada para rede móvel nacional)

Recria - Condições para um bom resultado

A fase da recria dos pintos é a qual noto mais desatenção e pouco cuidado nas opiniões que vou trocando com os clientes. Na verdade esta situação devia ser ao contrario uma vez que estamos a falar da fase mais importante da vida de um animal. As primeiras semanas de vida vão ser fundamentais para o sucesso ou insucesso que a nossa produção vai ter.
A primeira preocupação que devemos ter surge antes de recebermos os pintos. Devemos analisar e preparar o local onde os vamos instalar. Ele deve estar limpo, seco e desinfetado, assim como todos os acessórios (comedouros, bebedouros, etc). As camas devem ser em material com grande capacidade de absorção e que não seja capaz de ser consumido pelos animais de modo a evitar problemas que coloque em causa a sua saúde.
A temperatura do local deve ser preparada umas horas antes da chegada dos animais e tem de ser distribuída uniformemente de forma a não existir áreas com menos temperatura. Não devem existir correntes de ar. Mas atenção o local não deve ser totalmente fechado e abafado de modo a existir renovação de ar e não existir acumulação de gases no interior. Com 1º dia de vida a temperatura deve rondar os 33º, com 7 dias 28º, mais de 14 dias 26/24ºC.
A água tem de ser de fonte controlada. Deve ser dada a mesma atenção como se fosse para consumo humano. Nos primeiros dias, da chegada dos animais, devemos adicionar um complexo vitamínico para ajudar nesta fase de stress com tantas alterações a ocorrer na vida dos animais.
A alimentação deve ser única e exclusivamente ração de modo a conseguirmos fornecer todos os nutrientes necessários. Muito importante ter uma ração com uma elevada % de proteína. Devemos iniciar a alimentação com um alimento em migalha. Segundo a maioria dos nutricionistas devem manter esta ração até aos 21 dias de idade. Pessoalmente, e com as testagens que tenho realizado, prefiro prolongar a ração de 1ª idade, por norma até aos 30/40 dias, devido a que nos nossos galinheiros, por norma, tem mais fragilidades que os aviários e o crescimento é atrasado. Depois deve acontecer uma transição para granulado.
Após analisarmos estes pontos é que devemos pensar se vamos introduzir pintos do dia ou recriados.
Devemos ser críticos e bons observadores de modo a podermos melhorar as nossas instalações e maneio porque é a única forma de conseguirmos melhorar e perceber o porque do "vizinho" ter melhores ou piores animais que os nossos. Mas mais importante que qualquer comparação, o que queremos é animais com bom crescimento, saúde e qualidade!