Quantos de nós já não pensou que os frangos, ou coelhos, de uma remessa foram melhores que os anteriores? Ou então que os da loja X foram melhores que os da loja Y?
A minha questão é: com base em que informação é que podemos afirmar, com algum grau de certeza, que não estamos errados? Ou injustos?
Quando fazemos este tipo de comparações com base em lembranças e medições a “olhometro” a tendência é existir algum erro e injustiças com ambas as partes que comparamos.
No caso dos frangos existem inúmeras variáveis que podem influenciar o crescimento: nutrição, temperatura, infraestruturas, maneio, entre outras.
Vamos a um exemplo: O Sr. Manuel comprou pintos na loja X, em Janeiro com a ração dessa loja e ao fim de 6 meses com o seu “olhometro” viu que pesavam 5kg. Passando uns tempos comprou mais pintos na loja Y, já em Maio, e ao fim de 5 meses, novamente com o “olhometro” vê que eles pesam 6kg. Conclusão precipitada do Sr. Manuel: Os pintos da loja X não prestam e os outros são muito melhores!!!
Vamos a factos: a temperatura ambiente foi igual nos dois? E a humidade? Os da loja X foram criados em pleno inverno e que na primeira semana o Sr. Manuel não comprou fitas porque se esqueceu -> temperatura e humidade a atrasar o crescimento.
A ração foi a mesma? A Loja X tem duas referências, uma com 16% e outra com 21% de proteína – O Sr. Manuel comprou a mais barata! Na loja Y só tem uma (21% proteina) e o Sr. Manuel teve de comprar essa -> animais com nutrição diferente!
Isto são exemplos, entre muitos outros, do que pode acontecer e influencia as nossas produções. Para contrariar estas comparações erradas é importante criar um registo, seja em digital ou até mesmo num caderno. Manter registos como onde comprou, data, qualidade e quantidade da ração e outros alimentos, se tava calor ou frio, pesar os animais com balança. São tudo dados simples (que podem ser muitos mais) mas importantes e fáceis de se obter que nos permite fazer comparações e até saber os custos que temos com a produção.