Skip to Main
Logo

Envios Grátis em compras superiores a 49,99€ para Portugal Continental. Envios em 24-48h

Contacto

+351 933 138 857

(chamada para rede móvel nacional)

Sexagem - Metodos utilizados em pintos do dia

Existe uma curiosidade grande dos nossos clientes em saber como se realiza a sexagem nos pintos do dia (separação dos machos e fêmeas). A maioria das opiniões são construídas em ideias populares que passam entre gerações, e assim como a ciência, vão evoluindo ao longo do tempo. Infelizmente, este é um tema que não tem uma taxa de acerto grande pelo conhecimento popular.
Apesar de toda a evolução da ciência com novos desenvolvimentos e inovações, ainda não apareceram métodos interessantes que sejam rápidos, económicos e práticos para substituir os mais antigos. Alguns métodos moleculares tem apresentado taxas de sucesso interessantes mas a sua execução e custo não é atraente para a industria. Não irei apresentar muitos detalhes destes métodos uma vez que não são interessantes para nós, pequenos produtores.
Em termos práticos temos o método de sexagem pelas penas das asas, que na minha opinião, é o mais simples e prático que se pode realizar. Funciona em pintos de raças hibridas. Esta técnica consiste em observar, na asa, as duas primeiras filas de penas. É fêmea se a fileira mais perto do corpo tiver as penas maiores. Se as duas fileiras forem do mesmo tamanho então é macho. Como curiosidade um profissional treinado consegue diferenciar até 2500 pintos/hora!
Outro método é o da observação da cloaca. É mais agressivo tendo inclusive uma taxa de mortalidade associada (caso seja mal executado). Além do transtorno causado ao animal, é uma técnica que exigem uma aprendizagem exigente devido a sua dificuldade. Este método consiste na observação da cloaca, onde existem diferenças entre machos e fêmeas. Um profissional consegue observar até 1000 pintos/hora. Apesar das desvantagens continua a ser realizado com frequência, principalmente em aves de linha pura.
Como descrevi, estes métodos são realizados por pessoas e não por máquinas, trabalhadores normais como qualquer um de nós e como tal cometem erros. Cometer erros não significa que sejam propositados, todos nós temos uma taxa de erros nos nossos trabalhos. Por isso é que as vezes quando compramos só machos aparece fêmeas ou vice versa. Uma taxa média "aceitável" de erros nestes métodos é de 5%.