Skip to Main
Logo

Envios Grátis em compras superiores a 49,99€ para Portugal Continental. Envios em 24-48h

Contacto

+351 933 138 857

(chamada para rede móvel nacional)

Vinha - descanso das videiras

As videiras ao longo do ano passam por várias fases e fenómenos que estão englobados no ciclo vegetativo anual. Este ciclo anual compreende duas fases principais: a actividadevegetativa que decorre entre o abrolhamento e queda da folha e o repouso vegetativo que decorre entre a queda da folha e o início do abrolhamento.
A fase de repouso vegetativo ocorre normalmente entre novembro e fevereiro. Esta é a fase ideal para fazermos duas importantes operações de correcção nos solos: a correcção orgânica e a calcária.
A correcção orgânica faz-se através da aplicação de estrume com incorporação (mobilização com alfaias ou manual). Existem vários estrumes com diversas proveniências (cavalo, vaca, galinha, entre outros) com vantagens e desvantagens. Os aspectos a ter em conta são sobretudo:
1) optar por um estrume em que se conheça a sua proveniência;
2) que seja um estrume “curtido” e não em fresco para evitar contaminações nos solos e morte de plantas;
3) adequar a quantidade a aplicar conforme as necessidades do solo tendo em conta as análises de solo que se devem fazer previamente à aplicação;
4) após a aplicação deve-se incorporar de forma a evitar as perdas de azoto (e não só) devido a volatilização.
A correcção calcária consiste na aplicação de calcário com vista a melhoramento do pH do solo, ou seja, pretendemos um pH mais próximo de 7. O pH óptimo da vinha situa-se entre os 5,5 e os 7. Estes valores permitem que as videiras consigam assimilar mais facilmente os vários elementos minerais que existem no solo como o azoto, fósforo, potássio (macronutrientes) e ainda outros como o zinco, ferro e boro (micronutrientes). Existem vários tipos de calcário quepodem ser aplicados (dolomíticos, magnesianos, entre outros) e a quantidade a aplicar dependerá das análises de solo que devem ser realizadas previamente. A incorporação também deve ser realizada de forma a ajudar a uma mais fácil interacção com o solo.
Eng. Pedro Lima - Produtor @Vil'Antiga